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Quer saber o que sente Marc Márquez a 300 km/h? Então conheça essas máquinas!

Há dez anos, a Honda lançou no mercado a CBR1100XX, a primeira moto de série a romper a barreira dos 300 km/h. Mesmo assim, quem sempre quebrou recordes, graças ao seu desenho, foi a Suzuki Hayabusa. As “fast bikes” passaram por momentos em que não foram tão bem vistas como nos anos 1990.
Com a chegada do novo milênio, as fabricantes japonesas selaram um pacto entre elas para limitar a velocidade máxima real a 300 km/h.
Apesar dessa decisão, a Kawasaki sempre saiu em busca de quebrar as barreiras com motos como a ZX-10, a ZZR 110 ou a ZZR 1400, considerada o "carro-chefe" da marca. Mas o lançamento de dois modelos diferentes e empurrados por um motor com compressor, a Ninja H2 e H2R, chamou muito a atenção. A existência dessas duas máquinas foi o motivo principal para reunir as sete motos mais rápidas do mundo em uma matéria só. Coloque seu capacete e vamos acelerar!

O fabricante de turbinas de alto rendimento Marine Turbine Technologies é o responsável por esta loucura. Oficialmente, ela tem um recorde no Guinness como a moto mais potente do mundo graças ao motor de turbina Rolls-Royce 250-C20, que entrega uma potência de 320 CV e que permite alcançar os 365 km/h. Desde que foi lançada, em 2000, saem somente cinco unidades à venda por ano, pela bagatela de 150 mil dólares.


A Kawasaki sempre saiu pela tangente no setor de duas rodas e as novas H2 e H2R com motores alimentados por compressor volumétrico são um exemplo disso. A marca japonesa criou a Ninja H2R, uma moto capaz de ter 326 CV com o Ram Air (sistema usado em jatos militares para tomada de ar nas turbinas) trabalhando no máximo. Para termos uma ideia, uma MotoGP chega a ter uns 260 CV. É capaz de atingir uma velocidade máxima de 357 km/h e, como era de se esperar, não está homologada para circular nas ruas.
Já a sua irmã mais nova H2, de “somente” 200 CV, está liberada.

Entre as “fast bikes”, a Hayabusa é provavelmente a mais célebre e famosa. Seu primeiro modelo foi criado para ser a moto mais rápida do planeta, com um motor potente e uma aerodinâmica muito bem estudada. O primeiro modelo criado era capaz de alcançar os 318 km/h com uma potência máxima de 194 CV. Desde então e durante muito tempo, ela foi evoluindo sobre essa base, apenas sendo atualizada com pequenas mudanças estéticas, mais cilindrada, maior potência e algumas ajudas eletrônicas.
Outra beldade que faz muito marmanjo babar é esta máquina italiana que te leva até os 312 km/h. O fato de ser uma fábrica pequena e artesanal permitiu à marca de Varese encontrar soluções técnicas bem pessoais e com qualidade em cada uma das peças que compõem a R312. Sobre a base da F41000, buscou-se um rendimento maior, novas válvulas de titânio e distribuição em posição radial, uma característica que lhe é bem peculiar.


A Ducati 1199 Panigale R custa 35 mil euros e não é uma moto para todo mundo. Mas vale dizer que ela é única entre as motos esportivas.
Desenvolvida para competir em circuitos, seu aspecto simples (pura essência italiana) já emociona, mas além disso, algumas de suas características são excepcionais, como seus 195 CV para apenas 188 kg, que lhe permitem dar uma relação peso/potência estratosférica, inferior a 1 kg/CV. Já conseguiram passar de 210 km/h com ela.


Aqui estamos falando de 193 cavalos para 204 kg. E foi com estes números que a BMW lançou a S1000RR para as ruas, sem dúvida uma das motos mais esperadas dos últimos anos. Até então, o recorde registrado havia sido de quase 309 km/h naquelas provas de velocidade em Bonneville – BUB Speed Trials – e a nova BMW S1000RR passou várias vezes atingindo os 316,10 km/h.


Desde seu surgimento, a F4 tinha sido o exponente máximo dos modelos esportivos da MV Agusta e, além disso, também foi o estandarte da marca graças ao desenho de Massimo Tamburini, o Michelangelo das motos. A F4 RR é a moto mais moderna e eficaz já produzida pela fábrica de Varese. Seu propulsor entrega 183 CV de potência e é capaz de atingir os 308 km/h de velocidade máxima. Além de toda a essência típica das motos italianas, esse modelo possui o que há de mais atual da tecnologia eletrônica.






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